Você sabe a diferença entre Planejamento e Estratégia de Conteúdo para suas Mídias SociaisÉ importante saber diferenciar uma coisa e outra, para ter sempre a sua estrutura de conteúdo bem alinhada e manter-se sempre organizado à manutenção das suas Mídias Sociais.

O Planejamento refere-se à frequência das postagens nas suas Mídias Sociais (semanal, mensal, quinzenal, duas vezes por dia…), enquanto a Estratégia refere-se ao conteúdo que será criado e publicado (quais temas, que tipo de conteúdo, qual será a voz e linguagem usada pela sua Página…).

Você pode planejar realizar postagens todos os dias, ou de forma semana, quinzenal… Esse planejamento varia conforme a necessidade da sua empresa e está ligada diretamente a capacidade da sua empresa em gerar bons conteúdos. A dica é ter sempre à mão um calendário, agenda ou planner com a programação dos dias e horários que você vai realizar as postagens, para não se perder e poder acompanhar o desempenho de cada postagem.planejamento-e-estrategia-de-conteudo-balloon-gestão-de-conteúdo
Como bem sabemos há muito tempo (e o Facebook continua a reforçar essa informação, com sua mudança de algoritmos) postar qualquer conteúdo nas mídias sem o mínimo de cuidado e dedicação está longe de ser uma boa opção. Por isso é importante elaborar a estratégia da empresa.

Para realizar essa estratégia com mais assertividade, tenha um tempo para si para analisar algumas questões: Qual é o meu negócio? Meu público sabe identificar de forma fácil o que é meu negócio? Essa comunicação está clara? Que linguagem é a mais adequada para falar com meu público? Qual é o meu público? O que eles gostariam de ver na minha página? Que tipo de mensagem quero passar para meu público? Qual o diferencial da minha empresa?

Essa e tantas outras perguntas são essenciais para que sua empresa possa ter originalidade e criar um conteúdo que chame atenção do público.

As formas de conteúdo não precisam ser necessariamente em forma de textos, ou posts com imagens e textos. Você pode criar e postar infográficos, vídeos, gifs, ebooks, podcasts. Todas essas ideias devem ser consideradas, e é importante analisar quais delas atraem mais público para sua Página.gif_balloonconteudoeh

A dica que damos, antes que você diga que não sabe que conteúdo criar para seu negócio, é: entre nas Páginas de concorrentes ou das grandes marcas para ver o que eles andam fazendo. É interessante analisar o que eles estão fazendo para que você possa criar algo diferente ou inspirado no que eles fazem, assim você pode testar qual o retorno do seu público e analisar o que dá certo  e o que não dá.

Planejamento e Estratégica são peças chaves para a comunicação online da sua empresa. Conheça bem seu negócio, conheça seu público, planeje a frequência e faça a estratégia de conteúdo, esses são alguns itens importantes para ter uma Página de relevante ao público e clientes.