Quantos dos seus amigos estão hoje nas mídias sociais? E quantas empresas você conhece que também estão presentes por aqui?Cada mídia social que surge tem sua função principal, e é muito bacana poder utilizar dessa tecnologia para o bem. Não é raro as pessoas ficarem sabendo de notícias e acontecimentos da sua região, do Brasil e do Mundo pelo Facebook ou pelo Twitter, por exemplo.

Mas, e para as empresas? Elas precisam também estar antenadas em tudo e estar presente em todas as mídias sociais, ou elas só servem para pessoas físicas?

A pergunta é bastante simples, mas a resposta precisa de muita calma nessa hora. Com Facebook, Twitter, Linkedin, Google+, Snapchat, Instagram, Pinterest, Tumblr e mais um caminhão de tantas mídias, ficamos até meio perdidos com as funcionalidades que cada uma oferece e, principalmente, o que cada uma delas pode trazer de benefícios para seu negócio.

Mas o fato é que sua marca não precisa estar presente em todas as mídias sociais, por três motivos:
1°: Depende do seu tipo de negócio;
2°: Cada mídia exige um tipo de interação diferente;
3°: Talvez seu público não esteja presente em todas as mídias.

Há algumas perguntas que devem ser feitas quando se trata de abrir sua conta em uma ou outra rede social:
– Quem é seu público-alvo?
– Seu público é usuário dessa mídia social?
– Qual o objetivo da sua marca ao estar nessas mídias?
– O que você espera como retorno tendo sua marca presença de forma online?
– Está disposto a investir tempo e dinheiro nisso?

Essas perguntas devem ser analisadas e respondidas com calma. Para sua marca ter presença nas mídias sociais, é importante ter uma sequência significante de postagens, e que elas sejam relevantes para o público.

Crie uma conta particular em algumas mídias sociais e analise como ela funciona, se há marcas lá, como elas se comunicam, como sua empresa poderia se comunicar presente ali. E, após responder as perguntas acima, coloque a mão na massa ou contrate um profissional para que ele possa fazer a criação de postagens para suas mídias sociais, e assim criar uma nova rede de contatos, conquistando assim mais público e mais clientes.