Transformar sua pequena empresa em uma marca apaixonante, é possível?

Conhecemos hoje cases de sucesso de grandes marcas apaixonantes, como Apple, Disney e Red Bull. Mas saiba que, para tornar a sua marca apaixonante, você não precisa ter uma mega empresa e nem realizar um mega investimento.

Uma breve análise, e você vai perceber que há um conjunto de fatores que fazem com que uma marca se destaque muito mais que as outras.

Há pontos importantes que precisam ser definidos para que sua empresa ganhe destaque, que são: conteúdo, identidade visual, propósito e paixão. Vamos esmiuçar cada um deles para que você entenda melhor.

Propósito

Propósito é o que a sua empresa entrega ao cliente. Nesse momento, acabamos caindo sempre no óbvio: se sou uma confeiteira, então entrego bons doces; se sou um fotógrafo, entrego fotos de qualidade; se sou cozinheira, entrego comida de qualidade. Se você se permite dar essas respostas como propósito da sua empresa, você cai no vale escuro das empresas iguais. 

Pense diferente. Dizer que o propósito da sua empresa é entregar o que ele obviamente faz, não atrai os olhos e o coração dos clientes a sua empresa. Uma confeitaria não entrega apenas doces, ela pode entregar “Um dia mais doce”. Um fotógrafo não entrega apenas fotografias, ele “Eterniza os momentos mais importantes da sua vida”. Uma cozinheira não entrega apenas comida, ela pode entregar “Uma vida mais saudável”.

Percebeu a diferença de valores de uma afirmação e de outra? A primeira versão fala apenas da sua empresa e de seu produto/serviço. A outra fala é com foco no cliente, e nos benefícios que sua empresa trás à ele. Empresas entregam muito mais que o produto, elas entregam sonhos, momentos felizes, realizações.

Identidade Visual

A identidade visual também faz parte de uma marca apaixonante. Suas cores, fontes, formatos, ícones, desenhos, logomarca, tudo isso faz parte da identidade visual da sua empresa. O visual tem um papel muito importante na nossa visão sobre o mundo, e não é diferente com as marcas. Sem uma identidade visual bem elaborada e que converse com o propósito da sua empresa, a comunicação da sua marca com seus clientes acabe ficando deficiente.

Analise as principais cores das suas atividades, seus formatos, converse com um bom designer e não tenha medo de pedir para ele criar algo diferente, espontâneo, envolvente, original. Evite copiar o concorrente ou fazer algo parecido, pois isso é impedir que sua marca tenha sua própria vida e estilo.

Conteúdo

Depois de ter bem alinhados seu propósito e sua identidade visual, vem a parte que não somente é a cereja do bolo como é o creme de cobertura todo: conteúdo. Marcas se tornam apaixonantes quando conseguem alinhar de forma harmoniosa e leve esses três itens mencionados.

Para um conteúdo apaixonante, sua marca precisa se comunicar com clareza e objetividade, e comunicar de forma leve seus benefícios mais interessantes, com conteúdo envolvente, que leve ao seu público informações relevantes, agradáveis e encantadores.

Quando falamos em Conteúdo, não falamos apenas de textos. Também falamos de imagens, vídeos, gifs, infográficos, desenhos. Seja lá qual forma você utilize para transportar sua mensagem, será Conteúdo.

Paixão

E jamais, jamais esqueça que, uma marca apaixonante só existe quando feita por pessoas apaixonadas. Nada mais inspirador para sua marca do que trabalhar com brilho nos olhos, e transparecer e deixar fluir essa paixão para seus parceiros, colegas de trabalho e clientes.

Mesmo nos dias mais difíceis, sempre tenha em mente o sonho que te motivou a abrir a empresa, o que te move, o que te faz evoluir diariamente e se sentir cada vez mais realizado.

Deixe transparecer aos seus clientes toda essa paixão pela sua marca, e faça com que seus clientes percebam que sua empresa é muito mais que os produtos/serviços que oferece, mas que ela é uma marca apaixonante.